sexta-feira, 9 de março de 2012

10 Curiosidades sobre CERVEJA


As cervejas carregam grandes curiosidades. Basta alguns copos virados para se notar algumas delas. Segundo Dave Barry a maior invenção da história da humanidade é a cerveja. Seu motivo é claro, a roda tem todos seus méritos, é uma ótima invenção, mas a roda não vai bem com pizza. Pois bem, segue uma lista de 10 curiosidades sobres as cervejas.

 1. As antigas receitas de Cerveja


As primeiras fabricações de cerveja datam de quase 6000 aC. No entanto, foram os sumérios que, por volta de 2000 aC, passaram a idolatrar muito uma breja. Isso pode ser notado em suas placas e esculturas, muitas vezes as pessoas ou deuses das imagens bebiam de frascos grandes de cerveja. Um hino a um das suas mais importantes deusas, Ninkasi, é realmente uma explicação muito detalhada de como fazer a cerveja, o que era útil em uma sociedade quase totalmente analfabeta. Quer fazer cerveja, mas não pode ler a receita? Basta começar a recitar o hino e pronto, lá estava sua cervejinha. A cerveja era tão importante que o sumério médio não podia ser incomodado para deixar de beber por nada. Isso pode ser notado a partir de uma escultura de uma mulher bebendo em um jarro de cerveja no meio da relação sexual.

2. A cerveja é perigosa


Para o seu fígado, obviamente. Mas a produção de cerveja é também um processo perigoso devido às possibilidades de garrafas explodirem, como fabricantes de cerveja caseira sabem. Às vezes, porém, você começa a destruição de cerveja em uma escala ainda maior. Em uma fábrica de Londres, em 1814, uma cuba contendo mais de 100.000 litros de cerveja explodiu, jogando cerveja rua abaixo através de áreas residenciais pobres. Ela destruiu duas casas e um bar, matando nove pessoas. No entanto, uma dessas pessoas apenas culpou a si mesmo. Quando a cerveja caía nas calhas, seduzido pela bebida grátis correu para a rua para beber, uma cerveja cheia de pedaços de detritos. O cara bebeu tanto que morreu de envenenamento por álcool no dia seguinte.

3. Topa tudo por cerveja


Durante a Lei Seca nos EUA pessoas carregavam bebidas em tônicos capilares e se passavam por membros do clero para arranjar álcool. Às vezes as pessoas se reúnem em grandes grupos na busca incessante por cerveja grátis. Na Austrália, no fim de semana de Páscoa, em 2001, um caminhão de cerveja furou um pneu e capotou em um rio. O motorista conseguiu escapar, mas sua carga caiu no fundo do rio. O que aconteceu? Pessoas se reuniram no local, algumas com equipamento de mergulho completo, e passaram o fim de semana inteiro recuperando as cervejas. Um homem conseguiu 400 garrafas. Será que devolvê-lo à companhia? Claro que não. Apesar de uma advertência da polícia de que o que estavam fazendo era o roubo, os mergulhadores se embebedaram com todo o lote.

4. Cervejarias e mulheres


Nos tempos antigos e medievais os empregos que envolviam fazer cerveja ficavam por conta das mulheres. Em algumas culturas, considerava-se uma honra em que só belas ou nobre mulheres poderiam fazer. Nas cervejas da Europa Medieval era uma das tarefas regulares de uma dona de casa, como cozinhar, limpar e ter filhos. Algumas dessas mulheres tornaram-se famosas por sua cerveja excepcional e passaram a fornecer a outras pessoas além de suas próprias famílias.

5. Cerveja religiosa


Os poucos produtores de cerveja que não mulheres normalmente eram monges. Mosteiros tem uma rica história de produção de cerveja, a fim de refrescar os peregrinos cansados e vender para fazer dinheiro para os monastérios. Hoje, alguns ainda têm cervejarias ativas, especialmente os monges trapistas na Bélgica e Holanda. Trappists fazem cerveja, a fim de permanecer totalmente auto-suficiente, o que lhes permite manters seus mosteiros com o dinheiro que fazem da cervejaria. Assim, estranhamente, enquanto algumas religiões menosprezam ou mesmo proibem o consumo de álcool, outros têm a cerveja como um inquilino de sua doutrina. O monge mais famoso por sua cerveja produzida hoje é, provavelmente, Chimay.

6. Cerveja medicinal


A cerveja já foi muitas vezes usada na medicina nos tempos medievais. Mas as pessoas naquela época usavam de tudo para testar na medicina e ver se deu certo ou não. No mundo moderno não há tanta tolice. Ou há? Logo após o início da lei seca nos EUA houve cidades em que o governo determinou que os médicos pudessem receitar cerveja para fins medicinais. Isso deixou membros do movimento conservador furiosos, eles tinham finalmente ganhado sua longa luta para proibir o álcool e as pessoas estavam ainda sendo capaz de beber por causa de uma brecha na Emenda 18. Será que os consultórios médicos se tornaram o novo antros de vício? O debate eclodiu no Congresso e da Associação Médica Americana sobre a importância da cerveja na medicina. No final, o movimento conservador venceu novamente, levando ao surgimento de bares clandestinos e ao crime organizado.



7. A mais antiga cervejaria do mundo


Há um terrível estereótipo de que todos os alemães são os bebedores maníacos de cerveja. No entanto é um país de 80 milhões de pessoas que tem mais bebedores que 300 milhões dos EUA. Eles também têm a mais antiga cervejaria, localizada na Bavária, os beneditinos da Weihenstephan tiveram oficialmente a autorização profissional para fabricar cerveja desde 1040. Isso representa quase 1000 anos de produção contínua de cerveja. Embora tenha sido uma casa religiosa em 200 anos, a cervejaria ainda está em operação. Hoje o local é o Centro de Ensino da Tecnologia de Cervejaria da Universidade Técnica de Munique.

8. Cerveja na mitologia


Praticamente todas as religiões politeístas tem um deus ou deusa da cerveja. O poema épico finlandês Kalevala perde mais tempo falando sobre cerveja do que sobre a criação do homem. O leão egípcio da deusa Sekhmet desistiu de matar por ter ficado bêbado. E os gregos e os romanos tinham Dioniso e Baco, respectivamente, o deus do prazer e do vinho libertando o seu interior com cuidado e preocupação. Cultos surgiram em torno dele e seus adoradores saiam das cidades à noite para enormes bebedeiras. Tudo em nome da adoração a seu Deus é claro.

9. Idades para Beber


A idade em que você tem permissão para comprar bebidas alcoólicas varia surpreendentemente pouco de país para país, geralmente compreendida entre 16 e 21. No entanto, partes da Índia definem a idade de 25 anos. Muitos países muçulmanos proibem totalmente o consumo de álcool enquanto um muito poucos países permitem que pessoas de qualquer idade comprem cerveja, aqui no Brasil, por exemplo, é assim na prática (não na Lei). A idade em que você está autorizado a comprar o álcool é muitas vezes diferente de quando você pode legalmente beber. Por exemplo, no Reino Unido, você deve ter 18 para comprar álcool, mas é legal você beber em uma casa particular sob a supervisão de adultos a partir dos 5 anos.

10. Cerveja e cuspe


Os incas e algumas culturas das ilhas do Pacífico usavam o cuspe para fermentar sua cerveja. Cerveja ou Chicha foi muito importante para os festivais incas. Eles tinham grandes cervejarias dedicadas a fazer o suficiente. A receita foi algo como: pegue um grande tonel de água e deixe aquecer ao sol. Obtenha um monte de mulheres para mastigar milho até que ele vire uma pasta na boca. As mulheres, em seguida, cuspiam a polpa para a cuba de água morna e deixava descansar por algumas semanas. Depois, bastava esticar a mistura e ela está pronta para servir…

0 comentários:

Postar um comentário